A Comissão Geral de Licitação (CGL/AM) iniciará os procedimentos de licitação para o ano de 2019, em sessão pública online, através do Portal de Compras do Governo do Estado do Amazonas. O objetivo é promover o aperfeiçoamento no controle da transparência dos cidadãos mediante a utilização de ferramentas que possibilitam o envio de documentos digitais para o site.
O responsável pelo Departamento de Gestão e Controle da Comissão Geral de Licitação, Rafael Araújo, ressalta o esforço empreendido pela administração para melhoria da fiscalização das contas públicas e de transparência dos processos de licitação. Antes da implantação do formato digital, os licitantes enviavam as suas solicitações e propostas por e-mail.
“Com esta nova ferramenta do sistema e-compras criada pela coordenadoria de compras e contratos governamentais da Secretaria de Estado da Fazenda, os licitantes ganharão agilidade no procedimento, bem como poderão promover maior controle da legalidade e confidencialidade das informações”, ressaltou Rafael Araújo.
O primeiro pregão eletrônico do ano será realizado no dia 12 de fevereiro, atendendo em grande maioria a área da Saúde com a compra de equipamentos e insumos hospitalares. Para o restante do mês, há previsão de cerca de 40 (quarenta) licitações para as diversas áreas de atuação do poder público.
Para facilitar a utilização desta nova ferramenta, a Comissão Geral de Licitação disponibilizou um manual explicando todo o passo a passo do envio dos documentos, o qual pode ser acessado através do link indicado no final da matéria.