Arquivos

Servidores do CSC participam da Apresentação do Fechamento de Resultados da CCGov do ano de 2023

464e8863-44f6-4048-b8fd-b5c04287b503O Centro de Serviços Compartilhados (CSC), por meio da Coordenadoria de Compras e Contratos Governamentais (CCGov) realizou nesta sexta-feira (02/02), a apresentação do fechamento de resultados do exercício de 2023.

O Objetivo dessa apresentação foi mostrar para os servidores as atividades estratégicas desenvolvidas no decorrer do ano passado e a importância do planejamento estratégico como método de resultados, o comprometimento e posicionamento de ações profissionais que foram realizadas para os resultados obtidos.

A apresentação foi ministrada pelas gerências da CCGov, gerência do sistema de registro de preços, gerência de banco de preços, gerência de padronização e catalogação de materiais, gerência de recebimento de estoques de materiais, gerência de padronização de serviços, gerência de normas em compras e contratos e todo o apoio estratégico.

O coordenador da CCGov, Thiago Flores, ressaltou a importância de novos modelos e métricas gerências para os desafios de 2024 e o cumprimento das metas realizadas com êxito das gerências internas.

No final da apresentação os servidores foram celebrados com brindes pela dedicação e valorização de pessoal.

Governo do Estado capacita servidores sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos

Ciclo de Aulas Licitação FOTOS Gabriel Retondano
Foto: Gabriel Retondano/PGE-AM

O “Ciclo de Aulas Práticas sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos – Lei Nº 14.133/2021”, evento realizado pela Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público (Esasp), coordenadoria da Secretaria de Administração Pública e Gestão (Sead), teve início nesta quarta-feira (22/11), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM).

O objetivo do evento, que conta com a parceria da PGE-AM e o Centro de Serviços Compartilhados do Amazonas (CSC), é capacitar o servidor público do Estado na aplicação da nova lei, a partir da experiência de estudiosos e autoridades que irão, durante cinco dias, esclarecer dúvidas, evidenciar detalhes e mudanças relevantes no processo.

A Nova Lei de Licitações e Contratos está vigente desde sua publicação, em 2021, mas ainda funciona em regime de transição com a legislação anterior, porém, a partir do ano que vem todas as licitações deverão ser feitas com base na Lei Nº 14.133.

“Que a gente possa entregar cada vez mais serviços de qualidade aos nossos cidadãos. Nosso objetivo como gestor público é esse: buscar sempre aprimorar os serviços prestados aos cidadãos”, declarou o secretário da Sead, Fabrício Barbosa.

Ele explicou que a procura pelo ciclo de aulas práticas foi um sucesso e as vagas se esgotaram em um dia. “Nós temos a pretensão de ampliar essa capacitação futuramente. Aproveito para pedir que todos os servidores que irão participar desse ciclo de aulas práticas sejam replicadores do que aprenderem nesses dias”, destacou Fabrício Barbosa.

O subprocurador-geral adjunto do Estado, Eugênio Nunes Silva, exaltou a relevância do papel da Esasp e da Sead dentro do processo da educação continuada dos servidores do Estado do Amazonas, tão fundamental para a manutenção da eficiência do serviço público. Dentro do ciclo de aulas, seis Procuradores do Estado estarão participando como palestrantes.

Neste primeiro dia de aula, os palestrantes foram o coordenador de Compras e Contratos Governamentais do CSC, Thiago Flores dos Santos, e o coordenador de Gestão, Licitação e Controle do CSC, Leonardo Bruno Barbosa Monteiro. Os temas das aulas foram: Pesquisa de Preço e Planejamento das Contratações.

“São conhecimentos muito valiosos e importantes para o dia a dia da gestão pública que estarão sendo repassados para os servidores do Estado ao longo desses dias. Vocês são privilegiados por terem garantido suas vagas neste ciclo, por isso, valorizem o conhecimento adquirido”, afirmou Thiago Flores em seu discurso de abertura.

As próximas aulas irão ocorrer nos dias 29 e 30 de novembro e 6 e 13 de dezembro, também no auditório da PGE-AM.

CSC/CCGov realiza reunião para tratar sobre Planejamento de Gestão Estratégica para o ano 2024

19a9d86a-08a0-4a87-b5f8-a062134c9c8f
Foto: CCGov

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC), através da Coordenadoria de Compras e Contratos Governamentais (CCGov), realizou nesta sexta feira (10/11), uma reunião gerencial para tratar sobre o Planejamento de Gestão Estratégica, relacionando as novas diretrizes e projeções para o ano de 2024, em conjunto dos Planos de Ações integradas no modelo da Plataforma Macro Bi como demonstração de gestão contínua nas atividades internas dos servidores.

No próximo ano, novas métricas serão definidas para acompanhamentos gerenciais de forma analítica e dinâmica com bastante desempenho aos resultados já adquiridos em 2023, capaz de orientar grandes metas e diretrizes para a gestão corporativa em 2024.

O modelo de gestão estratégica é contínuo e foi desenvolvida pelo servidor Giovanni Cavalcante, lotado na CCGOV, e continua sendo executada e integrada de forma inteligente pelas subcoordenadoras, Sandréa Santana e Nelyssa Colares e pelo coordenador geral, Thiago Flores, e demais gerências do CSC.

“Este planejamento é de suma importância, pois precisamos do engajamento e compromisso dos servidores nas rotinas para desempenharmos o melhor para alcançarmos os nossos objetivos de métricas gerenciais”, pontuou Giovanni Cavalcante.

CSC promove palestra em alusão ao outubro rosa para suas servidoras

IMG_5871
Foto: ASSCOM/CSC

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC), realizou na última sexta-feira (27/10), uma palestra em alusão ao outubro rosa, sobre a conscientização e prevenção ao câncer de mama para suas servidoras.

A palestra contou com a presença da enfermeira, Glenda Nascimento que atua na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM) e trouxe um tema sobre “A feminilidade nos dias atuais”.

O presidente do CSC, Walter Brito, realizou a abertura do evento e reforçou a importância desta palestra para as servidoras do órgão. “É de suma importância este tipo de palestra e informações para as nossas servidoras. Todos os anos o CSC participa desta campanha, visando que todas as servidoras fiquem atentas e tirem suas dúvidas sobre o tema”, pontuou.

Outubro Rosa 

É uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, diversas ações são realizadas para disseminar informações sobre o tema e incentivar as mulheres a realizar exames e cuidar da sua saúde.

CSC realiza treinamento sobre DLE para servidores do Estado

IMG_4092
Foto: ASSCOM/CSC

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC), realizou, nesta quinta-feira (05/10), o último dia de treinamento sobre o módulo da Dispensa de Licitação Eletrônica (DLE) no sistema e- compras.AM para os servidores das unidades gestoras do Estado.

O treinamento foi dividido em 04 dias (26,28/09 e 03,05/10) e contou com a presença de 74 servidores dos órgãos do Amazonas.

A ação teve o intuito de mostrar de forma ampla o sistema e tirar dúvidas dos servidores sobre sua funcionalidade.

TCE-AM firma acordo com CSC para compartilhamento de dados do e-Compras

TCEAM
FOTO: TCE/AM

Para otimizar o trabalho de fiscalização do controle externo, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) firmou um acordo de cooperação técnica com o Centro de Serviços Compartilhados do Governo do Estado (CSC-AM). Na manhã desta quarta-feira (16), o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, recebeu o presidente do CSC-AM, Walter Siqueira Brito, para formalizar a assinatura do acordo.

Também participaram da reunião para assinatura os secretários de Administração da Corte de Contas, Harleson Arueira; de Controle Externo, Jorge Lobo, e de Tecnologia da Informação, Sheila Nóbrega.

A cooperação firmada entre os órgãos estaduais tem como principal finalidade o aprimoramento da gestão administrativa dos órgãos jurisdicionados, por meio do acompanhamento mais eficaz dos processos licitatórios e das execuções contratuais. Isso será realizado por meio do compartilhamento de informações e sistemas relacionados aos processos de Compras Governamentais do Governo do Estado do Amazonas.

“Esse acordo será muito importante, pois, nos facilita, torna mais rápido o nosso trabalho com o acesso direto à base de dados, evita, por exemplo, a necessidade de solicitar informações por ofícios, memorando, trazendo mais celeridade”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

Além de contribuir com maior celeridade à análise das contratações estaduais, de acordo com o presidente da Corte de Contas, o termo de cooperação firmado também possibilitará uma atuação preventiva do Tribunal em possíveis irregularidades nos contratos firmados pelo Governo.

“Com o acordo, poderemos intervir em contratações com alguma irregularidade com antecedência, evitando possíveis prejuízos à administração”, completou o conselheiro-presidente.

O compartilhamento de informações e sistemas proposto com o acordo possibilitarão uma rotina de acompanhamento de acompanhamento concomitante das licitações e das execuções contratuais. Com isso, os órgãos técnicos da Corte de Contas poderão atuar durante obras, compras, e outros contratos firmados pelo Estado, no objetivo de prevenir possíveis irregularidades posteriores e melhorando a transparência, eficácia e o controle das atividades administrativas públicas.

“É um grande passo para o aperfeiçoamento do controle concomitante. Esse termo servirá como um instrumento de acesso a dados simultâneos das licitações que estão sendo processadas e dos contratos celebrados com empresas privadas. Isso vai nos permitir fazer um acompanhamento mais próximo desses procedimentos que são objetos de controle. O TCE-AM passa a ter uma postura mais ativa no acompanhamento dos atos de gestão, e não somente após ser provocado em denúncias e representações”, afirmou o diretor de Licitações e Contratos da Corte, Thiago Correa Bezerra, que teve participação ativa na organização da cooperação em reuniões com o CSC.

Outra premissa do acordo é o cumprimento das instituições em estabelecer mecanismos de intercâmbio de conhecimentos, informações e pesquisas. Além disso, o TCE-AM e o CSC-AM irão fornecer apoio técnico mútuo para garantir o correto uso dos sistemas e-Compras e Sistema de Gestão de Contratos (SGC).

“Estamos muito felizes com essa cooperação do TCE. Prezamos pela transparência, e esse acordo é muito bom, porque com o acesso aos dados, o Tribunal pode fazer um trabalho preventivo em todos os órgãos do Governo. Estamos deixando de ter um trabalho passivo e repressivo, que seria o julgamento posterior das contas, e agora temos um trabalho ativo de prevenção, vendo os entendimentos do TCE para cada caso”, destacou o presidente do CSC-AM, Walter Siqueira Brito.

Corpo de Bombeiros ministra curso de Brigada de Incêndio para servidores do Centro de Serviços Compartilhados

IMG_0712
Foto: ASSCOM/CSC

Nesta sexta-feira (19/05), 17 servidores do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), concluíram o curso de Brigada de Incêndio promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). O treinamento teve início na segunda-feira (15/05) e seguiu ao longo da semana com realização de aulas teóricas e práticas.

Na solenidade de encerramento, o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilson Ximenes Muniz, destacou a importância das instituições públicas e privadas terem no quadro de funcionários, profissionais aptos para atuar em um princípio de incêndio, evitando que o sinistro tome maior proporção.

“Nós entendemos que o Corpo de Bombeiros tem a missão de ajudar em diversas vertentes, e o curso de Brigada de Incêndio é uma delas. Quero parabenizar os alunos que concluíram o curso. Agora, os senhores estão habilitados para tornar o CSC um ambiente de trabalho muito mais seguro”, destacou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz.

A chefe do Departamento de Administração e Financeiro do CSC, Creuza Cavalcante, esteve presente na solenidade de encerramento do curso e pontuou a importância da realização deste treinamento para garantir maior segurança aos funcionários do órgão.

“Eu quero agradecer ao comando do CBMAM por ter oportunizado esse treinamento aos nossos servidores. É muito importante ter esse conhecimento e treinamento para que,  numa possível situação, os participantes possam colocar em prática o que aprenderam”, disse Creuza Cavalcante.

Ao longo da semana, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas de Atendimento Pré-Hospitalar e Combate a incêndio. Nesta sexta-feira, o grupo de servidores participou do simulado de ocorrência, onde colocaram em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação.

Presidente do CSC participa do 1 Encontro Estadual de Controle Interno

IMG_9553
Foto: ASSCOM/CSC

O presidente do Centro de Serviços compartilhados (CSC), Walter Siqueira Brito, participou nesta quinta-feira, 11 de maio, do 1 Encontro Estadual de Controle Interno, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

Como parte da programação, o presidente do CSC palestrou sobre o tema: Planejamento nas contratações públicas – O estudo técnico preliminar e termo de referência.

O evento foi promovido pela Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM).

Governo anuncia antecipação da primeira parcela do 13° de servidores estaduais do Amazonas

Governado-do-Amazonas_Wilson-Lima_Foto-Diego-Peres-Secom-768x512
Foto: Diego Peres

Nesta segunda-feira (01/05), Dia do Trabalhador, o Governo do Amazonas anunciou a antecipação da primeira parcela do 13º salário para servidores públicos estaduais do Governo do Estado. O pagamento será feito nos dias 11 e 12 de maio, antecedendo o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio varejista.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), cerca de 110 mil servidores serão beneficiados com a antecipação.  A iniciativa é importante para o aquecimento do comércio, com injeção de aproximadamente R$ 310 milhões na economia do Amazonas.

No anúncio, feito nas redes sociais do governador Wilson Lima, foi ressaltada a importância do adiantamento como forma de reconhecimento do trabalho realizado pelo servidor estadual.

“Essa é uma forma de reconhecer o trabalho dessas pessoas que se dedicam a servir e a melhorar a vida do povo do nosso estado. A todos os trabalhadores, meu compromisso em continuar trabalhando para gerar cada vez mais emprego e renda no Amazonas”, disse Wilson Lima.

Governo do Amazonas realiza recadastramento obrigatório para todos os servidores estaduais

Foto: Arthur Castro
Foto: Arthur Castro

O Governo do Amazonas iniciou o recadastramento obrigatório para todos os servidores ativos do Estado e pensionistas especiais vinculados à Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), no dia 13 de fevereiro. O procedimento pretende atualizar os dados cadastrais de cerca de 78 mil servidores e será feito de forma presencial, nas agências do Banco Bradesco, no mês de nascimento do servidor.

De acordo com o secretário da Sead, Fabrício Barbosa, que coordena a operação de recadastramento, o procedimento é necessário para que o Governo do Estado mantenha os dados cadastrais dos servidores atualizados não somente no banco de dados estadual, mas também no e-Social, sistema do Governo Federal.

“O objetivo (do recadastramento) é realizar a prova de vida dos servidores, aprimorar e atualizar os dados cadastrais dos funcionários públicos, além de atender às exigências do e-Social, que contempla informações cadastrais e financeiras”, explicou o secretário.

O secretário também ressaltou que os servidores devem ficar atentos e não perder o prazo de recadastramento, para evitar sofrer sanções administrativas.

Procedimento e documentação

O recadastramento será feito de forma presencial, nas agências do Banco Bradesco.

Para a comodidade do servidor, o atendimento deverá ser agendado, previamente, por meio do endereço eletrônico www.agendabanco.com.br.

O recadastramento começa com os nascidos em fevereiro e segue até janeiro de 2024, quando serão recadastrados os nascidos em janeiro.

No ato do recadastro, o servidor deverá apresentar os documentos originais: Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), no caso de empregados públicos – CLT, Inscrição PIS/PASEP ou NIS, além de comprovante de endereço.