Modernização vai facilitar os serviços prestados pela CGL/AM


09.11-Vice-presidente-da-CGL,-Sidney-Coelho.-FOTO---DIVULGAÇÃO-SEBRAEA modernização da Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas (CGL/AM) vai facilitar os serviços prestados pelo órgão responsável pelas compras do governo estadual, além de trazer economia e celeridade no atendimento à população.

A afirmação foi feita pelo o vice-presidente da CGL/AM, Sidney Coelho, durante a palestra que a Comissão ministrou, na manhã desta quinta-feira (09/11), no “Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais – Fomenta 2017”, promovido pelo Sebrae, no hotel Blue Tree, na avenida Humberto Calderaro, 817, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul. O evento contou com um público de pequenos empresários que possuem interesse em participar de vender para o Estado. “A nova gestão adotou como bandeira modernizar a CGL/AM, tanto fisicamente, quanto virtualmente, incluindo a digitalização de todo o seu acervo”, destacou.

09.11-Challa-de-Medeiros,-Sidney-Coelho,-Emanuelle-Queiroz-e-Adriana-RampinA além do vice-presidente da Comissão, Sidney Coelho, a palestra da CGL/AM contou com a participação da gerente de Cadastro, Challa de Medeiros Silva, da assessora jurídica, Emanuelle Queiroz, e da pregoeira Adriana Rampin, que possui quase 12 anos de experiência na área de licitações.

Para o presidente da CGL/AM, Victor Cipriano, a palestra foi uma oportunidade para que micros e pequenos empresários possam conhecer mais sobre o processo de venda para o governo do Estado. “Esses empresários vão saber, de forma simplificada, como funciona o trâmite, desde o cadastro até o término do pregão, para finalizar com sucesso as licitações de compras do Estado”, avaliou.

De acordo com dados do Departamento de Gestão e Controle (DGC) da CGL/AM, com base em informações colhidas até outubro de 2017, em torno de 43,4% dos processos licitatórios não são concluídos com sucesso devido a fatores, por exemplo, como documentação incompleta, falta de certidões e, até mesmo, desistência das empresas durante o certame, entre outros.

Iniciativa inédita

Pela primeira vez desde que foi implantada no final da década de 1990, a CGL/AM vai digitalizar todo o seu acervo físico de processos e de cadastros de empresas. A medida deve melhorar os procedimentos da comissão com a diminuição de custos, a redução da burocracia e o aumento da agilidade no atendimento à população.

 A digitalização faz parte da nova política de gestão adotada pelo presidente da CGL/AM, Victor Cipriano, que determinou a modernização de todos os trabalhos da comissão responsável pelas compras do Estado. Segundo ele, a medida vai trazer também economia, mais transparência e rapidez no atendimento as empresas interessadas em vender para o Estado. “A digitalização do acervo é um marco na história da CGL/AM e faz parte da política de modernização da comissão, que conta com o apoio do governador Amazonino Mendes. A digitalização do acervo da CGL/AM é uma prioridade dessa nova gestão”, salientou Cipriano.

 

Assessoria de comunicação da CGL/AM