CGL-AM recebe propostas do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM)


FOTO DIVULGAÇÃO: SINDUSCON-AM

Diretores do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM) se reuniram com o presidente da Comissão Geral de Licitação do Poder Executivo (CGL-AM), Walter Brito, nesta semana, para a entrega de um documento com propostas que buscam melhorar as licitações de obras no Estado. Entre outras sugestões, o documento indica a criação de uma tabela de custos que considere a logística regional.

De acordo com o presidente do SINDUSCON-AM, Frank Souza, o sindicato buscou apresentar à CGL-AM as principais dificuldades que as empresas ligadas ao setor têm enfrentado nos processos licitatórios. “Entregamos um documento que mostra os gargalos. Um deles é a contratação via projeto básico, ignorando projetos executivos. Isso é uma situação que gera muita distorção em valores de obras. Você não consegue ter o cálculo real do empreendimento. Também levamos ao presidente da comissão a situação de obras fora da capital. São obras com uma logística diferenciada e preços maiores”, destacou.

O presidente da CGL-AM afirmou que vai discutir as propostas apresentadas com o subsetor da comissão. “As sugestões são muito boas. Todas são no intuito de melhorar o sistema de licitações no Estado, evitar burocracia, apresentar os problemas que o setor da construção tem com as licitações. Nós vamos passar para os nossos setores competentes, tanto para a nossa assessoria jurídica como para a subcomissão de obras para nós analisarmos e, assim que possível, nós adotarmos essas sugestões”, disse.

Conforme Walter Brito, a questão que envolve os valores de insumos para a execução de obras em cidades do interior do Estado será discutida com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). “É importante, porque o governador (Wilson Lima) já está dando uma atenção para algumas obras já selecionadas pela Seinfra para fazermos no interior”, ressaltou.