CGL-AM apresenta ações realizadas nos primeiros 100 dias da atual administração do Governo do Estado

cem dias de governoA Comissão Geral de Licitação do Poder Executivo (CGL-AM) apresenta as principais ações implantadas e resultados, no exercício do ano de 2019 referente aos 100 dias da atual administração do Governo do Estado.

Informatização – Uma das primeiras ações da CGL neste ano foi a informatização de todas as certidões e do cadastro. O serviço tem como intuito levar praticidade e conforto aos usuários, além de reduzir o volume de papéis. O objetivo é que todos os processos licitatórios tramitem integralmente pelo site http://e-compras.am, o que dará mais segurança e confiabilidade aos fornecedores.

Também foi implantado o envio de documentação diretamente no sistema e-Compras para licitantes. Antes da implementação do formato digital, os licitantes enviavam as suas solicitações e propostas por e-mail. Com esta nova ferramenta do sistema e-Compras, criada pela coordenadoria de Compras e Contratos Governamentais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), os licitantes ganharão agilidade no procedimento, bem como poderão promover maior controle da legalidade e confidencialidade das informações.

Acesso – Para facilitar a utilização desta nova ferramenta, a CGL-AM disponibilizou dois manuais, um explicando todo o passo a passo da atualização de certidões via sistema e outro manual do sistema e-Compras para envio de documentação no pregão eletrônico.

Digitalização – A CGL finalizou a digitalização de todos os processos referentes aos anos de 2014 a 2019 para que todo o acervo esteja em breve disponível na Internet, foram digitalizados 12.534 processos.

Comunicação – A CGL abriu novos caminhos de comunicação ao público que é o “Fale conosco”, ferramenta já disponível no site da secretaria (www.cgl.am.gov.br), mais um canal por meio do qual o cidadão poderá deixar sua opinião, elogio, critica e até mesmo denúncias.

Capacitação – A secretaria promoveu aos seus servidores um curso de capacitação sobre licitação presencial de obras e serviços de engenharia para aprimoramento dos antigos e novos servidores, com o intuito de unificar o serviço, dando mais celeridade e eficiência na tramitação dos processos. A CGL visa capacitar os seus servidores, mantendo-os sempre atualizados sobre a legislação e os serviços realizados na secretaria.

Economia – Um dos pontos mais destacados pela CGL é a economia efetivada nos meses de janeiro, fevereiro e março. Nesse trimestre, a Comissão teve redução de custos em pagamento de aluguel de imóvel, locação de veículos e contrato com agentes de portaria.

“A economia está se reativando e, embora tenhamos um grande desafio pela frente, no que se refere à organização e estruturação do governo, a população pode ficar confiante de que na CGL não será diferente de todas as outras secretarias. Iremos nos esforçar para realizarmos o bem comum, aperfeiçoando os mecanismos de gestão”, ressaltou Walter Brito, presidente da CGL.