Projeto de digitalização do acervo documental da CGL/AM começa a ser elaborado


26.10 reunião CGL AADES3As equipes técnicas da Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas (CGL/AM) e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES) iniciam, na próxima segunda-feira (30), a elaboração do projeto de digitalização de todo o acervo documental físico da CGL/AM. Ao todo, serão digitalizados 49.856 documentos, incluindo os cadastros das empresas e os processos licitatórios – tanto em andamento, como os arquivados.

De acordo com o presidente da CGL/AM, Victor Cipriano, o projeto deverá ficar pronto em um prazo de até 30 dias. “É o start para a mudança de paradigma na gestão da CGL”, afirmou Cipriano, ao ressaltar que a iniciativa inédita poderá ser expandida para outros órgãos da administração estadual, que detêm um considerável acervo físico.

Seleção de profissionais

A diretora-técnica da AADES, Márcia Augusta de Souza, informou que, após a entrega do projeto, caso seja aprovado, será lançado um edital para abrir um processo seletivo, provavelmente, no mês de dezembro deste ano, para contratar os profissionais que irão trabalhar na digitalização do acervo da CGL/AM.

Segundo ela, a previsão é que o trabalho de digitalização em si tenha início na primeira quinzena de janeiro de 2018. “Temos, em média, até 12 meses para finalizarmos a digitalização de todo o acervo da CGL/AM. Porém, podemos executar o projeto antes desse prazo, mas vai depender das tratativas para a elaboração do trabalho”, disse Márcia, ao informar que todo o processo de digitalização será realizado na própria sede da CGL/AM, na avenida Djalma Batista, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Iniciativa inédita

Pela primeira vez desde que foi implantada no final da década de 1990, a CGL/AM vai digitalizar todo o seu acervo físico de processos e de cadastros de empresas. A medida deve melhorar os procedimentos da comissão com a diminuição de custos, a redução da burocracia e o aumento da agilidade no atendimento à população.

                A digitalização faz parte da nova política de gestão adotada pelo presidente da CGL/AM, Victor Cipriano, que determinou a modernização de todos os trabalhos da comissão responsável pelas compras do Estado. Segundo ele, a medida vai trazer também economia, mais transparência e rapidez no atendimento as empresas interessadas em vender para o Estado. “A digitalização do acervo é um marco na história da CGL/AM e faz parte da política de modernização da comissão, que conta com o apoio do governador Amazonino Mendes. A digitalização do acervo da CGL/AM é uma prioridade dessa nova gestão”, salientou Cipriano.

Assessoria de comunicação da CGL/AM